02 abril 2009

Duas relíquias do jornalismo escrito!

Esta semana o Pulitzer vai para:

Os jornais cabo-verdianos são verdadeiras caixas de surpresa! Nunca se sabe realmente aquilo que se vai encontrar, quando decidimos, num qualquer café da capital, chamar o ardina e dar-lhe 100 escudos em troca de um punhado de notícias.
Felizmente a supresa pode ser muito positiva, com jornalismo sério, artigos e informações que até elucidam sobre a realidade nacional.

Não raras vezes, o leitor é inundado pela troca de ofensas entre os vários meios de comunicação escrita; "recados" em jeito de carta aberta; defesa e ataque de cores políticas. Tudo num espaço público que se quer idóneo, sério e imparcial.

E há ainda outras vezes, como ontem, em que se ultrapassam todas as estribeiras, todos os códigos deontológicos, toda a seriedade... atirando o Jornalismo, (essa palavra que tanto aprendi a respeitar e honrar) para um lugar miserável... abandonado e mal parado.
Assim foi, quando no Expresso das Ilhas desta semana li um título de capa que acusava o Presidente da Câmara da Brava de ter raptado uma criança. Lá dentro... na "notícia" já não era uma criança qualquer... era o seu filho.
E mais à frente, já não era rapto, até porque, segundo a mesma "reportagem" Camilo possui a guarda exclusiva da criança!

Vergonhoso, diria eu. Uma falta de responsabilidade pelo que se escreve e alega, em nome da venda de mais uma dezena de jornais... Onde está a Alta Autoridade que deveria fazer respeitar o jornalismo e a informação?

Seja como fôr, a compra do jornal desta semana valeu para testemunhar a primeira experiência interactiva do jornalismo escrito em Cabo Verde. Se não deram por isso, reparem na página 8, numa notícia do Futebol Internacional sobre os apuramentos para o Mundial de 2010. É que no final do primeiro parágrafo, sugere-se ao leitor que "clique no título de cada grupo para saber mais informações". (jornalismo interactivo ou um copy paste mal feito?... fica a questão)

4 comentários:

Anônimo disse...

Enfim, preciosidades de "verdadeiro jornalismo" atento, imparcial e investigativo.

Onde andam os chefes de redacção e copy writers?

Anônimo disse...

:)))))))))

ja-m ri té ca podé más

Margarida disse...

Resposta a um anónimo que não me apeteceu publicar, porque o blog é meu e aqui reina a minha democracia! O programa não é "meu", agradeço que o entenda assim, mas de facto de meu tem muitissimo pouco. Na verdade, o programa é realizado por uma equipa vasta. Aliás quem percebe televisão sabe que o programs só fazem sentido se forem em equipa. Quanto aos erros, acredito e admito que os haja e fico feliz por "dar" por eles, significa que é espectador. E como diz o outro "antes falar mal do que não falar".

Anônimo disse...

De facto, colocar "Rapto" na capa quando o individuo em questão detém a custódia do filho??? Só porque é da oposição!

Até quando as tais entidades de sondagens que colocam o jornalismo crioulo nos pincaros vão continuar agir como se nada fosse???

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons