19 setembro 2009

Em Cabo Verde não chove!



Poucas vezes vi chover assim em Cabo Verde… aliás, eu Nunca vi chover assim, em Cabo Verde.
O Mindelo está literalmente cheio de água, tornou-se uma cidade ainda mais exígua, o comércio parou, os aviões não levantam, o Mindelact interrompeu a sua programação.

As estradas transformaram-se em rios, as casas em piscinas… Tudo está inundado… os esgotos foram abertos e a cidade cheira terrivelmente mal.

Assim estão todos os lugares do país onde as chuvas resolveram ser mais generosas. S. Nicolau, apela clemência; Boavista, nega ajuda e manda os habitantes da “Barraca” regressar à terra natal; Assomada está intransitável…S. Vicente; Santo Antão.

As populações estão isoladas; os danos materiais são já avultados, a protecção civil anuncia momentos ainda piores.

E este é o retrato de um país “onde não chove”, onde se espera que chova; onde se apelam aos deuses para que a água caia dos céus… E nestes apelos lá se vai esquecendo que, pelos vistos a água até cai. Os deuses ouvem os chamamentos criolos e brindam-nos com chuva. E nesse momento chora-se para que ela pare, rapidamente, antes que destrua tudo.

Porque afinal… Em Cabo Verde nunca chove, e como não chove não há razão para fazer planos, estabelecer estratégias, construções e infra-estruturas pensadas para a época das chuvas…
Na realidade, em Cabo Verde não chove… nunca chove!

2 comentários:

Dundu disse...

Tem uma morna, se não me engano, chamada "Sina de Cabo Verde", que retrata bem esse problema da chuva ou falta dela nestas ilhas.
Diz assim
(...) Si ka ten tchuva, morrê di sede. Si tchuva bem, morrê fogóde. Gente sem sorte, ka ten raméd. Tchorá bu sina, tchorá maguóde (...)

Andreia Valente disse...

Olá!
Aqui em Dakar também choveu imenso!! Tive água em todas as divisões da casa! Nunca vi nada assim...
Beijinhos :)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons