24 setembro 2008

abandonada, moribunda, esquecida?


Uma aventura,um suplício, sacríficio, castigo. Assim é andar pela cidade CAPITAL de CABO VERDE.

O lixo amontoa-se por todos os lugares, nos bairros, nas ribeiras, nas estradas e ruas... nas zonas nobres... tão nobres quanto sujas!

No ar reina o cheiro intenso a monóxido de carbono, duma frota automóvel que se modifica a duas velocidades: a do aumento dos Prados e Tuaregs, e a do envelhecimento dessas latas de quatro rodas, verdadeiras bombas poluentes... emissoras de uma astronómica quantidade de gases tóxicos!

Na estrada condutores desvairados, enlouquecidos, contornam todas as regras, normas e éticas da condução para chegarem primeiro... Um verdadeiro perigo, uma aventura daquelas de nos deixar o coração nas mãos a cada esquina, a cada rotunda, a cada cruzamento!

Conduzir na capital é como participar numa gincana, num rally paper ou outro desafio que obriga a desviar dos muitos obstáculos e BURACOS. Buracos todos os lados, que a chuva tratou de piorar.
E agora, não há quem se decida a pôr mãos à obra para, pelo menos, concertar aquelas "crateras" capazes de engolir um veículo de uma só vez!
(Talvez porque esses decisores prefiram ficar nas suas "bolhas" climatizadas, sem buracos, nem obstáculos...)

A isto junta-se um calor insuportável, que talvez o fosse menos se pela cidade houvessem espaços de passeio, parques, áreas verdes... mas isto, isto já é utopia... já é viagem para outras realidades.

Em tempo de debates sobre a criminalidade na cidade, penso que outros crimes, dissimulados estão a vitimar a Praia de Santa Maria- o crime do abandono, do esquecimento... o crime do desleixe.

Talvez seja só a minha sensação... ou não?

2 comentários:

Pedro Moita disse...

Praia, cidade lembrada em odes mais ou menos poeticas por escritores e politicos.
Praia, cidade capital que recebe de tudo e de todos.

Pena é, que de amores pela cidade só sofram nos papeis e discursos pré-eleitorais, porque a realidade para os decisores competentes é essa mesmo: a de Prados e Touaregs a desfilar pelas ruas, com ar bem climatizado.
A poluição é lá fora

Unknown disse...

Ao contrário, e visitando a cidade-capital espaçado em meses, e como um não-habitante, até acho que a cidade está mais bonita e a melhorar em muitos aspectos. Mas é como digo, olhar de fora...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons