04 setembro 2008

Verde... muito verde


Cabo Verde está verde!

É tempo de celebrar os campos com pasto abundante, a água que jorra das cachoeiras, as plantas que nascem nos terrenos habitualmente áridos.
O interior de Santiago convida aos cliques fotográficos, às viagens e aos momentos de contemplação, para ver esse verde...tom de esperança... sinal de bom ano agrícola.

Nas cidades o cenário é outro. O mesmo de sempre... de sempre que chove! Aprender com os erros parece ser um desafio demasiado complicado!
Repete-se a lama, os buracos...crateras... nas estradas e ruas. Casas destruídas, edifícios varridos pela chuva. Lugares intransitáveis...
Um mar castanho para onde correm as águas sujas e as lamas!

Mas há-de parar de chover... Ficará o verde no interior e os destroços nas zonas urbanas a testemunhar a época das chuvas. Pouco importa!
Importa apenas que choveu e a barragem já está cheia, ainda que a água lá esteja a evaporar ou esperando pela auto-bomba de algum agricultor mais endinheirado!

A azágua será esquecida com a chegada do tempo quente. Os campos hão-de secar.
Há-de apelar-se de novo à chuva no próximo ano... esquecendo que com ela vão chegar de novo as inundações, as gentes desalojadas, a lama e a destruição... porque um ano é muito tempo para esquecer (e resolver!) esse lado "mau" que a chuva pode trazer!

1 comentários:

Anônimo disse...

ole.
ficaste muito bem na foto...jiji:)
bj,dri

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons