02 agosto 2010

Meu querido mês de Agosto

A pequena aldeia veste-se de gala... Os emigrantes desfilam já pelas ruas calcetadas exibindo carros topos de gama comprados com sacríficio.
As portas das enormes vivendas de três pisos estão agora abertas... sobem-se os estores para deixar finalmente entrar luz em todas as divisões... os raios de sol rasgam as casas...
Destapam-se os móveis... as madeiras incharam... denunciam um Inverno húmido e rigoroso.

O cheiro a mofo foge de mansinho, intimidado pela aragem fresca que vem do pinhal no alto da aldeia.

O café do Sr. Pinto fica finalmente pequeno para tanta gente. Nas mesas ouve-se francês, alemão, inglês... falados com o sotaque serrano que décadas de emigração não conseguiram apagar.
E ali se reencontram familias para se saudarem com as mesmas frases de todos os anos: "que crescida", "estás uma mulherzinha", "e já tens um menino?"

Ao andar de cima sobem os adolescentes para a dança da sedução...

Nas paredes do Pinto os cartazes anunciam festas e mais festas em honra dos padroeiros. Ranchos foclóricos, procissões, tasquinhas, atracções pimba, dessas que saem do baú, sempre nesta época do ano, para alegrar a saudade e impôr os arraiais.

E a dorna... sempre fresca, com a água mais limpída em que alguma vez mergulhei... gélida ao primeiro impacto... revigorante quando nos banhamos com demora... A dorna, entre rochas de granito, amoras de todas as cores... desenhada pela passagem do Mondego que vem da nascente para ali se entregar numa pequena lagoa...

Dorna de amores de Verão... de paixões arrebatadoras... das despedidas banhadas em lágrimas de saudade antecipada...

Assim é "o meu querido mês de Agosto", no sopé da serra da Estrela. Nesse lugar mágico, onde as memórias de Verão já não cabem... Onde ano após ano chego com o mesmo entusiasmo, o mesmo desejo de ali me reencontrar.

A aldeia espera-me ansiosa... estranha à minha ausência do ano passado.
Desta vez podes preparar-te para mim... Estou a caminho e levo-te uma novidade para também se apaixonar por ti.

2 comentários:

Pedro Moita disse...

O Quico ja' tem as suas boias, baldinhos e fato de banho 'as riscas pros mergulhos na Dorna A aldeia vai conhecer um novo emigrante - o "tuga/crioulo" com um estilo proprio de salto bomba pra' agua..... :)

O "Papa'" Pedro

Anônimo disse...

ai o andar de cima:)
dri

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons