30 junho 2009

Porque há canções que nos transportam...

29 junho 2009

Que legenda para esta foto?

26 junho 2009

Cidade Velha... e agora?

A Cidade Velha é Património da Humanidade... A Unesco anunciou esta sexta feira a sua decisão e pôs fim a um dossier que estava a ser preparado há cerca de dez anos.

O Comité da Unesco distinguiu o valor imaterial da velha capital de Cabo Verde, a sua importância histórica e o significado que teve na rota da escravatura mundial.
Agora é tempo de celebrar... Cantar vitória... Encontrar os responsáveis por este grande feito e louvá-los!
É tempo de festa e de foguetes...

Até que a euforia passe...
Depois ... A Cidade Velha pode mergulhar de novo naquela espécie de sono leve... ou acordar sob o signo de Património Mundial e agir, fazendo jus a esta classificação... E há tanto por fazer...

Parabéns Cidade Velha! Que esta designação não sirva apenas para colocar uma placa à entrada da cidade.

(Seja como fôr, para mim, Cidade Velha continua a guardar o mais belo pôr do sol de Cabo Verde.)

25 junho 2009

Pedaços de Ternura II

16 junho 2009

Ir e voltar...

A dor de regressar... sem a certeza de fazer a coisa certa... As dúvidas; a saudade, aquele sentimento triste de saber que ficou lá mais de metade de mim.
Uma metade orgulhosa e agradecida pela familia que esteve sempre por perto em jeito de apoio incondicional.
Uma mãe incansável, experiente, tranquila, segura em todas as horas... E que falta me faz agora!

Saudade... muita saudade do espaço de sempre, do quarto de sempre, daquela vida que ficou por lá em nome de um outro destino, um outro caminho. Melhor, pior? Quem sabe...
Hoje queria voltar, levando comigo tudo o que amo...
Talvez amanhã deseje ficar por aqui... talvez...

08 junho 2009

Uma Europa à direita e um monte de abstenções

No rescaldo das eleições de Domingo duas ilações a tirar:A maioria dos europeus está-se a "borrifar" para os eurodeputados e virou as costas às urnas... Uma abstenção na ordem dos 40% demonstra que os "eurocidadãos" nem querem saber dos nomes, nem das caras, nem dos partidos que os hão-de representar no Parlamento Europeu.

Talvez por pessimismo e desilusão... talvez por descrédito numa Europa deprimida, pobre... de uma Europa a fechar as portas, sem esperança, sem empregos... com uma economia enfraquecida. Talvez...

Ou, no caso de Portugal... o campeão das abstenções (mais de 60%)... talvez por culpa de uns quantos feriados que à troca de um ou dois dias úteis prometiam tornar um simples fim de semana, numa bela semana de férias.Talvez ...se as urnas tivessem sido colocadas à entrada das praias algarvias...

No geral votou-se à direita... Indicador de quem tem vontade de uma mudança radical... mesmo que inconsequente.

01 junho 2009

Bio vs Afecto

Muito se tem falado de paternidade biológica e paternidade afectiva. Muitos casos mediáticos demonstraram que em Portugal, à luz da lei a biologia sobrepõe-se ao afecto na hora de decidir o destino de uma criança.

Talvez o elo biológico seja forte... os laços sanguíneos... as parecenças físicas, os traços semelhantes... talvez.

Não tão forte como o afecto, o carinho, o amor.

A biologia da maternidade é algo sublime. As transformações corporais da gravidez, a amamentação... A mesma "biologia" responsável pelos enjôos terriveis; pelo mal estar; pelas dores... a mesma biologia que nos dá vontade de "atirar aquele ser, parte de nós pela janela" quando a lucidez se foi, ao fim de algumas noites sem dormir.

É o afecto que permite ultrapassar todas as fases menos boas... cuidar; mimar além das forças e das capacidades físicas e biológicas.
O poder dos sentimentos é o móbil de tudo o resto.
Porque o amor ultrapassa a biologia, o DNA, o grupo sanguíneo. Porque o amor nos distingue como seres humanos.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons