14 dezembro 2009

Na hora de brincar...

Chegou o Natal... Aliás, na televisão chegou bem cedo- no início de Novembro. Chegou com uma overdose de publicidades que atordoam mesmo os pais mais resistentes e menos influenciáveis.

Canções infantis, cenários dignos de príncipes e princesas... estímulos visuais automáticos que vão fazendo aumentar a lista de desejos para o Pai Natal.

Nada muda, ano após ano.
Sobretudo essa ideia pré-concebida que nenhum sinal dos tempos, nem a evolução de mentalidades, nem a educação conseguiu combater: as meninas brincam com bonecas, os meninos com carrinhos e super heróis.

As meninas cuidam de bebés de plástico, fazem cozinhados com panelas coloridas, ou projectam-se numa "fashiongirl" loura, consumista, feliz ao lado do seu Ken e de muitos luxos...

Os meninos entretêm-se a "conduzir" carros de alta cilindrada, ou com super heróis violentos capazes de salvar o mundo...e, infelizmente, muitos ainda, com armas que lhes dão a sensação de poder absoluto.

E assim, ano após ano, nas prateleiras dos supermercados o cor de rosa invade o corredor das meninas e os pretos, cinzentos e vermelhos marcam o dos meninos.
Para elas, as brincadeiras sugerem afazeres domésticos e familiares, à semelhaça das suas "mamãs" de avental.
Eles têm a tarefa de conseguir fazer aquela curva da nova pista à maior velocidade possível ou conquistar o Universo com o terrível Hulk...

Um Natal que muitos dizem já não ser o que era...pelo menos há coisas que nunca mudam... bem ou mal.

1 comentários:

Anônimo disse...

É verdade que no Natal muitas coisas não mudam e uma delas é a tua presença na nossa terrinha e juntos dos que so te vêm uma ou duas vezes por ano, como eu!!
E ainda bem que assim é, pois ja estou cheia de saudades tuas..e, agora tambem, do monguito mais novo =)
Ja falta muito pouco!
Cá te espero.
um grande beijinho**

Catarina I.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons