Não... não é Cabo Verde.
Contrariando todas as afirmações, sensos comuns e, de vez em quando até, alguma basofaria, pelos vistos Cabo Verde não é dos melhores lugares de África para fazer turismo.
Surpreendam-se os que, por amor à camisola, até dizem que as ilhas criolas são o melhor lugar do mundo para visitar.
A verdade é que segundo os "óscares" do turismo o país nem sequer figura na lista, em nenhuma das categorias.
O prémio vale o que vale, é certo, mas pode ser um sinal de que o turismo é um sector pouco estável, com muitas variáveis e que apostar exclusivamente nele como o tal "motor" de toda a economia, pode ser um erro grave.
Cabo Verde abre as portas aos investidores, aprova com distinção projectos milionários sem contrapartidas, prometendo isenções e facilidades... Vivem-se os anos dourados, mas a factura vai chegar, provavelmente com muitos juros!
Acredito que tinha de ser assim. Que o país tinha de promover um verdadeiro boom do turismo para sobreviver.
Mas está na altura de virar o jogo, de exigir mais dos investidores que chegam com projectos megalómanos: exigir que participem no desenvolvimento do país, na habitação social, que assumam responsabilidades junto da comunidade, que invistam na formação e qualificação dos funcionários.
Também é tempo de apostar num turismo de qualidade.
Um turismo em que o visitante se sinta seguro, olhe à sua volta e veja vilas, lugares e cidades cuidadas, limpas, com indicações para chegar aos locais visitáveis e estradas capazes!
Um turismo onde o visitante tenha de pedir café somente uma vez e seja entendido!
Em que o atendimento se torne rápido, eficaz e com simpatia.
Um turismo que revele Cabo Verde na sua essência cultural sem os clichês do costume e o "Sodade", da Cesária a ser tocado e cantado a muitas vozes em todos os hotéis, noite após noite... como uma espécie de disco riscado.
Os prémios em:
http://www.worldtravelawards.com/winners
24 outubro 2008
The winner is:
12:07
Margarida
1 comment
1 comentários:
Fala mas é da gravidez pááááá!
Não queremos saber do turismo....
bj
Postar um comentário