Returning Home...
Traços do meu ser. Sentimentos e emoções. Ficção ou realidade. Aqui reina a palavra dita, sentida ou simplesmente escrita...
Que te quero dessa maneira estranha de querer sem querer... Que em cada palavra vã, dita entre dois momentos de longo silêncio, encontro sentimentos, emoções... sorrisos escondidos... discretos...
Abril... Começa de mentira... anunciando as flores, os cheiros doces da Primavera... mas com ameaças de chuva. Promete dilúvios e a seguir bonanças de sol quente... Fazem-se planos em jeito de recomeço. E canta-se a mais um ano de vida... celebra-se um nascimento... O meu dia!
Às vezes mais sinuoso... noutras tranquilo... Por estradas secundários... secretas.. ou nos caminhos de sempre... de todos os dias...
Acordes...instrumentos que falam... pautas musicais vazias... “partituras de ouvido”... tocadores de tudo... de todos os sons, de todos os ritmos... sem rede... sem medos.
Uma equipa de luxo se juntou, por um momento, um instante, uma homenagem.
Ficou o registo de uma semana musical onde todas as experiências valeram... Novos arranjos, guitarras espontâneas, percussões endiabradas, o baixo a suportar todos os devaneios e um teclado que caminhava sozinho durante largos e largos minutos.
Tocou-se tudo... exploraram-se milhares de sonoridades; ritmos; fusões.
.
Músicos e mágicos!
Inspiração de todos os lugares... Solos inesperados e oferecidos... com dedicatória, com nome e direcção.
Aplausos vindos de muitas mãos e, em mim, a alegria de estar lá... ser testemunha dessa magia que aconteceu entre ensaios, “jam’s” democráticas e um concerto de três horas que nunca há-de repetir-se.
----
Ps- Vários músicos cabo-verdianos na diáspora aceitaram o convite de tocar num espectáculo em S. Vicente que assinalou os 40 anos de carreira de Boy G. Mendes.
Assim sendo, nasceu o projecto com um elenco de luxo: Tino Figueiredo (bateria); Kako Alves e Johnny Fonseca (guitarras); Djim Job (baixo); Calú Matos (teclado); Kikas e Serge Huchard (percussão).
A esta orquestra de talentosos juntaram-se as vozes de Nancy Vieira; Paulo Flores; Diva; Jorge Lizardo e claro, Boy G. Mendes.
Durante uma intensa semana os músicos conheceram-se, tocaram juntos, ensaiaram várias possibilidades. Resultou um concerto muito especial de homenagem, marcado pela amizade, companheirismo e genialidade de todos os que nele participaram.
---
Parabéns a todos, Parabéns Boy G.