28 junho 2010

Do mundial e d'outras pinceladas

Sete golos marcados. Sete de uma assentada. E assim deixei o blog, ainda a celebrar um festival de golos... talvez por superstição, sem dúvida com o desejo de que também eu pudesse ter parado o campeonato nos sete a zero.
Querendo muito que este resultado fosse O Resultado!

Hoje joga-se um duelo ibérico. E eu quero sete! Sete a zero! Eu quero as "armas e os barões assinalados", quero Camões, Pessoa, Saramago... quero Amália... Vasco da Gama... Egas Moniz. Quero todas as forças cósmicas do nosso "universo lusitano" a conspirar pela vitória!

Entretanto uma paragem de alguns dias dá tempo para degustar outros posts, posições interessantes, boas e más "literaturas do imediato" e idioticies. Sim, porque ideias temos todos e a maior parte tem tantas, mas tantas que se transforma naquilo que facilmente reconhecemos como um... idiota.

Vi mui nobres preocupações com arquivos públicos e falsas militâncias que escondem outras histórias, outros interesses... faltas de ética... jornalismos de "idiosincrasias" e outros palavrões da intelectualidade de plástico.

Cabo Verde está de gala. O ano é de eventos, grandes celebrações e sobretudo um bonito orgulho nacional nos 550 anos da descoberta do arquipélago e 35 da sua Independência.

E também eu andei pelos caminhos desse Cabo Verde que um dia sonhou ser livre e conseguiu. Andei pela Luta Armada, pelo Tarrafal, nos campos de batalha, na Guiné Conacry, no meio dos movimentos clandestinos.
Ouvi gente de causas, gente determinada, gente da luta. Ouvi camaradas e memórias impressionantes.
Viajei por um passado não tão longinquo para reconstituí-lo.

Felizmente poderei partilhar convosco deste que é o mais incrivel e belo episódio da história cabo-verdiana. Partilho-o através das histórias contadas na primeira pessoa... e claro... das imagens de um arquivo que alguns querem fechar a sete chaves.

Passei no Piaget. Num auditórios cheio de futuros jornalistas para falar de blogs, jornalismo e televisão. De blogs percebo pouco, mas o resto é a minha praça.
Fizeram--me perguntas. Muitas perguntas. Bom sinal, não?

E a terminar um post de amizades, imprevistos e outros. Incrivelmente bem escrito e tão real.
Subscrevo e revejo-me nos intervalos de cada parágrafo. Não teria conseguido tratar o assunto com tal distanciamento. Provavelmente a minha aventura por este campo acabaria num texto bem menos ortodoxo e bem mais confuso.
Tiro o chapéu e comento:

Amizade felizmente posso experimentá-la todos os dias, em gestos, palavras e sorrisos sinceros... Sem artíficios, sem actores nem actrizes... muito menos com falsetes e outros efeitos histéricos de voz.

Imprevistos todos temos... fazem-nos crescer... maldizer a vida, muitas vezes... mudar o rumo... mas sempre na certeza de que os amigos estão lá, perto de nós.

Os outros são isso mesmo... outros... sem nome, sem identidade. Sem memória... Gente que gasta as fichas e muda de lugar, na esperança de que a nova vida lhes apague o destino de viver saltitando. Durante um tempo dão-se bem... mantém as aparências e sustentam-se em palavras comuns e fait divers.

Sim, já fui "cão" de algumas carraças. Mas não lamento. Afinal de contas apenas dois dedos chegam para esborrachar uma carracinha desagradável... já um cão... diria que é um osso bem mais duro de roer!

FORÇA PORTUGAL. VAMOS A ELES SEM MEDOS!

21 junho 2010

Sete!!!!!


Sete Dias da semana
Sete Pecados capitais
Sete Notas musicais
Sete Anões
Sete Cidades
Sete Maravilhas do Mundo
Sete Constelações de Sete estrelas

Sete Golos!
Há dúvidas? Só podia ser sete!

Mais "setes" em

20 junho 2010

Suicídio colectivo

 
O cenário é desolador. Mais de 40 baleias jazem na costa de Santa Cruz...
Terão cometido suicídio colectivo. Um estranhissimo e trágico fenómeno (mas infelizmente comum) provocado por diversas razões, como desiquilibrios ambientais, dificuldades de comunicação ou ameaças ao ecossistema.

Desta vez foi em Cabo Verde. Os biólogos não conseguem explicar o acontecimento.
A protecção civil garantiu os trabalhos de remoção dos cadáveres...a população assistiu a tudo e uma grande parte com aquele espírito de quem está a assistir a um espectáculo fabuloso...

Vi gente a subir para cima das baleias para tirar fotografias e pensei, quanto anos nos separam ainda de uma verdadeira consciência ambiental?

19 junho 2010

Luto

"Escrevo para desassossegar os meus leitores."
1922-2010

Confesso que não era uma particular amante da sua obra. Confesso que li apenas alguns livros de Saramago e estou longe de conhecer profundamente o seu percurso literário.... Confesso que, algumas vezes, me chateou a forma como se assumia mais espanhol do que português.

Mas reconheço-lhe a genialidade do estilo e do pensamento... reconheço-lhe uma escrita singular... e presto vénia sentida à sua ousadia que sobreviveu aos tempos, às gerações e convulsões.

Estamos de luto. Todos nós que falamos português.
Perdeu-se muito mais do que um Nobel, perdeu-se o homem que durante décadas difundiu a literatura lusa em todos os cantos do Planeta. Perdeu-se sobretudo a possibilidade de continuar a fazê-lo.
Fica obviamente a obra...

Era ribatejano de berço e brincámos nas margens do mesmo rio (Almonda). Deve querer dizer alguma coisa...

Descanse em Paz José Saramago

16 junho 2010

Thank's a Lot

Não precisas mudar de passeio... Não precisas de inverter a marcha... Não precisas de vetar-te à reclusão, qual carmelita em retiro espiritual...

Não vou "bater-te"...
Eu sou da Paz!

Ps- mas obrigado por te dares ao trabalho de o fazer!

14 junho 2010

Uma festa portuguesa concerteza!

Sou verdadeiramente patriota. Emociono-me com o hino nacional, com o fado bem cantado, com os costumes e tradições, com os encantos de Portugal... Conheço-lhe os defeitos... as fragilidades... mas dou muito mais valor às virtudes, aos pontos fortes... às razões de ser do orgulho lusitano.

Ontem o cheiro a sardinhas soube-me bem... o churrasco que enevoava o ar... aquele doce cantar alentejano... o fado atrevido...
Ontem o "meu" Santo António lisboeta esteve por cá... visitou-nos e talvez tenha percebido que Cabo Verde não é tão longe assim... nem em distância, tão pouco em costumes... nada mesmo nas raízes.

Ontem chegou até nós um pedacinho de Portugal em forma de presente saboroso, musical, animado... Obrigado a todos os que pensaram esta festa... este jeito tão bom de distrair as saudades... a sodade...

02 junho 2010

Um orgulho!

Vi nascer o entusiasmo... assisti aos primeiros cliques... e é com um orgulho do tamanho do mundo que anuncio a primeira exposição individual.

Cabo Verde visto, retratado, fotografado... mas sobretudo Cabo Verde vivido e sentido. Cada uma das 15 fotografias tem uma história, um sentimento, um "pedaço de tempo" ali dispensado, intensamente.

In Cabo Verde, disso mesmo... de Intenso; Intímo e Interior...

Não há segundos sentidos, nem "contemporaneísmos", nem explicações metafísicas...
É Cabo Verde genuíno, visto pelo olhar verdadeiro, sincero, inocente, de quem tem uma paixão e um compromisso: a Imagem... seja ela fotografada; filmada; ou simplesmente vista pelo olhar de quem vê o mundo como um enquadramento, um cenário, uma tela...

InCabo Verde
I Gallery- Livraria Nhô Eugénio
Inauguração: Sexta Feira, dia 4, pelas 19 horas.

Não faltem!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons